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Objetivo

Esta rotina tem como finalidade relacionar as despesas do novo exercício em múltiplos processos, contratos.

1. Parâmetros Iniciais

1.1 Data

  • Descrição: Data que será utilizada para gerar o bloqueio orçamentário.

  • Obrigatoriedade: Sim.

1.2 Gerar Bloqueio

  • Descrição: Indica se o sistema deve ou não gerar bloqueio orçamentário.

  • Opções: Sim / Não.

1.3 Complemento

  • Descrição: Campo opcional destinado ao preenchimento de informações complementares nos bloqueios gerados.

2. Funcionamento Geral do Sistema

  • O sistema utiliza as dotações dos processos, contratos e atas do exercício sendo inicializado.

  • A equivalência das despesas entre exercícios é baseada na tela de Equivalência Orçamentária.

  • Os bloqueios orçamentários são gerados de acordo com os valores definidos na ação "Editar lista de despesas" das etapas de:

    • Licitações

    • Compras/Contratações Diretas

Importante: Mesmo quando o campo “Gerar bloqueio” estiver como "Sim", nenhum bloqueio orçamentário será gerado para atas de registro de preços.

3. Etapas do Processo

3.1 Contratos

  • Finalidade: Relacionar os contratos aos quais serão adicionadas as despesas do novo exercício.

  • Ao relacionar um contrato, o sistema automaticamente:

    • Relaciona a ata de registro de preços, se existir.

    • Relaciona a licitação ou compra/contratação direta vinculada ao contrato.

3.2 Atas de Registro de Preços

  • Finalidade: Relacionar as atas de registro de preços do novo exercício.

  • Considerações:

    • Ao relacionar uma ata diretamente, somente a ata é relacionada.

    • Ao remover uma ata que foi adicionada automaticamente por meio de um contrato, o sistema remove automaticamente o respectivo contrato.

3.3 Licitações

  • Finalidade: Relacionar as licitações que receberão despesas no novo exercício.

  • Considerações:

    • Ao remover uma licitação vinculada a um contrato, o sistema:

      • Remove automaticamente o respectivo contrato.

      • Remove também a ata de registro de preços vinculada, se houver.

3.4 Compras/Contratações Diretas

  • Finalidade: Relacionar compras e contratações diretas que receberão despesas no novo exercício.

  • Considerações:

    • Ao remover uma compra ou contratação direta vinculada a um contrato, o sistema remove automaticamente o respectivo contrato.