Essa opção é para de realizar o lançamento de manual de IPTU ou revisão de cálculo.
Caminho do Sistema: Gestão de Tributos -> Movimentação Financeira -> Lançamento de IPTU
Para fazer o cálculo ou fazer revisão de cálculo, basta ir ao caminho acima mencionado, e depois clicar no botão “Novo”, seguir as etapas que o sistema apresenta.
Na etapa “Identificação” é onde deve ser preenchido algumas informações básicas para o cálculo, deve ser informado a condição de lançamento, deve ser informado se é um cálculo original ou uma revisão de um cálculo já feito.
Dívida: Sistema apresenta a dívida do IPTU, previamente configurada no sistema para o IPTU.
Data do Lançamento: Data em que está sendo feito o lançamento do IPTU.
Competência: Competência do lançamento do IPTU que está sendo realizado.
Condição de Lançamento: Informar a condição de lançamento desejada para gerar as parcelas de pagamento.
Tipo de cálculo: Nesta opção deve ser selecionado de será o primeiro cálculo da competência ou se é uma revisão de cálculo.
Geral: Nesta ação ao selecionar “Sim” será feito cálculo de IPTU para todos os contribuintes/Econômicos, caso seja para um contribuinte específico utilizar a opção “Não”.
Versão Corrente: Caso desejar utilizar o cálculo do IPTU com uma versão do cadastro do contribuinte/imóvel que seja a correte, utilizar a opção “Não”, para consultar a versão do cadastro e data da versão basta ir ao menu “Ações” no cadastro e clicar em “Versionamento”
Data cadastral: Caso selecionado a opção “Não” no campo anterior, deve ser informado a data da versão do cadastro a ser utilizada.
Base de Cálculo: Informar a base cálculo a ser utilizada no cálculo do IPTU (Cadastro de Base de Cálculo).
Prévia: Ao informar “Sim” o sistema gera uma simulação do cálculo e não gera lançamento do débito.
Cancela lanç. Anterior: Caso selecionado “Revisão de lançamento” no campo do tipo de cálculo, este campo libera para informar se deseja cancelar ou não lançamento anterior, caso selecionado “Sim” o sistema cancela o último cálculo da competência.
Ainda nesta etapa devemos informar se o cálculo é geral ou não, devemos informar a base de cálculo, e se o cálculo se trata de uma prévia ou não.
Obs.: Quando selecionado a opção de cálculo “Geral”, ao marcar com “Sim” o sistema ignora as próximas etapas.
Na etapa “Imóveis” é onde informamos os imóveis que serão calculados o IPTU, basta clicar no botão “Relacionar”, pesquisar o imóvel desejado, e confirmar.
Na etapa “Cálculo” é onde o sistema mostra um resumo do cálculo de IPTU realizado.
Após conferir o valor, basta clicar gerar e assim será lançado o IPTU.