Essa tela tem por finalidade realizar o lançamento manual de débitos.
Caminho do Sistema: Gestão de Tributos -> Movimentação Financeira -> Lançamento Manual de Débito.
O lançamento manual de débito consiste em lançar algum valor a pagar para o contribuinte que não tem vínculo a nenhuma outra operação no sistema, por exemplo, que não foi gerado através de integrações automáticas com NFS-e, ou taxas de horas de máquinas agrícolas, por exemplo.
O lançamento consiste em 5 etapas, a primeira delas é a identificação da dívida, onde ela é informada, e conforme a dívida na parte da origem serão liberados os campos para preenchimento.
1 – Identificação
No lançamento de tributos principais é onde devemos informar a quantia para posteriormente realizar o cálculo final do valor lançado manualmente.
Campos
- Dívida: Campo para informar a dívida do débito. Relacionamento com base nas dívidas cadastradas.
- Data de Lançamento: Campo para informar a data considerada como lançamento do débito. É possível informar datas retroativas e prospectivas.
- Competência: Campo para informar a competência do débito. A informação não é obrigatória mas será preenchida de forma automática caso nada seja informado. O preenchimento vai levar em consideração a data de lançamento informada.
- Condição de Lançamento: Campo para informar as condições de lançamento cadastradas para a dívida informada.
- Origem: Campo para informar o cadastro do imóvel ou econômico para o qual o débito será lançado. Este campo ficará disponível caso a dívida informada seja do grupo imóvel ou econômico. Caso a dívida não seja destes grupos os campos vão ser desabilitados.
- Responsáveis Tributários: Campo para informar o contribuinte que será responsável pelo débito. Caso algum dos campos de origem sejam preenchidos os campos de responsáveis tributários vão ser preenchidos de forma automática. Caso o grupo da dívida informada seja contribuinte este campo deverá ser preenchido de forma manual. Os contribuintes relacionados são com base nos cadastros de pessoas que foram selecionados com contribuintes. No campo de tipo deve ser informado a responsabilidade de que o contribuinte terá sobre o débito.
- Lançamento Tributos Principais: Campo para informar os tributos do débito. Campo de tributos onde é relacionado os tributos cadastrados para a dívida informada. O campo de tipo de lançamento é preenchido de forma automática. O campo de quantia se refere ao valor referente a cada tributo. O campo de indicador econômico/Moeda é preenchido de forma automática.

2 – Acréscimos/Abatimento
Nesta tela se necessário o sistema irá trazer os acréscimos para a guia ou os descontos/abatimentos da guia casa haja.
Campos
- Acréscimos Tributos Acessórios: Campo onde são informados os acréscimos informados para a dívida.
- Abatimentos Tributos Principais/Acessórios: Campo onde são informados os abatimentos (descontos) informados para a dívida.

3 – Parcelas
Nesta etapa será demonstrado as parcelas geradas de acordo com o valor de débito informado na primeira etapa.
Ainda nesta etapa há a opção de alterar a parcela, para isso basta clicar no botão
, com isso irá abrir uma nova e caso a condição de lançamento permita alterar, os campos aparecerão habilitados para alterar.
Já no botão
é onde podemos editar a parcela e podemos alterar a data de vencimento por exemplo, isso caso a condição de lançamento permita alterar.
Campos
- Alterar Entrada e Quantidade de Parcelas – Campo onde são informados os abatimentos (descontos) informados para a dívida.
- Editar/Visualizar Parcela – Campo para realizar a visualização e a edição de parcelas.

4 – Informações complementares.
Nesta etapa poderá ser preenchido com informações pertinentes ao lançamento do débito manual no sistema.
Ainda nesta etapa na parte da guia de pagamento o usuário não precisa realizar ou alterar o que está preenchido, pois o sistema irá trazer estes campos preenchidos de acordo com a configuração da condição de lançamento.

5 – Resumo
Esta etapa mostra apenas um resumo do débito para conferência antes de finalizar o lançamento.
