Essa tela tem por finalidade realizar o lançamento manual de débitos. 

Caminho do Sistema: Gestão de Tributos -> Movimentação Financeira -> Lançamento Manual de Débito.  

O lançamento manual de débito consiste em lançar algum valor a pagar para o contribuinte que não tem vínculo a nenhuma outra operação no sistema, por exemplo, que não foi gerado através de integrações automáticas com NFS-e, ou taxas de horas de máquinas agrícolas, por exemplo. 

O lançamento consiste em 5 etapas, a primeira delas é a identificação da dívida, onde ela é informada, e conforme a dívida na parte da origem serão liberados os campos para preenchimento.  


1 – Identificação 

No lançamento de tributos principais é onde devemos informar a quantia para posteriormente realizar o cálculo final do valor lançado manualmente.  

Campos




2 – Acréscimos/Abatimento 


Nesta tela se necessário o sistema irá trazer os acréscimos para a guia ou os descontos/abatimentos da guia casa haja.  

Campos




3 – Parcelas 


Nesta etapa será demonstrado as parcelas geradas de acordo com o valor de débito informado na primeira etapa.  


Ainda nesta etapa há a opção de alterar a parcela, para isso basta clicar no botão , com isso irá abrir uma nova e caso a condição de lançamento permita alterar, os campos aparecerão habilitados para alterar.  


Já no botão é onde podemos editar a parcela e podemos alterar a data de vencimento por exemplo, isso caso a condição de lançamento permita alterar.  


Campos




4 – Informações complementares. 

Nesta etapa poderá ser preenchido com informações pertinentes ao lançamento do débito manual no sistema.  

Ainda nesta etapa na parte da guia de pagamento o usuário não precisa realizar ou alterar o que está preenchido, pois o sistema irá trazer estes campos preenchidos de acordo com a configuração da condição de lançamento. 


5 – Resumo


Esta etapa mostra apenas um resumo do débito para conferência antes de finalizar o lançamento.