Moratória tributária tem por finalidade realizar ajustes nas parcelas, podendo ajustar vencimento de parcelas.
Caminho do Sistema: Gestão de Tributos -> Movimentação Financeira -> Moratória Tributária
Para incluir uma nova moratória, basta ir ao caminho mencionado acima, e clicar no botão “Novo” e seguir os passos do sistema.
Existe duas formas de moratória para lançar no sistema hoje, que seria a moratória por origem e por parcelas, ambas irão impactar nos valores dos débitos.
Por Origem
Na moratória tributária por origem, ela irá alterar diretamente na origem, ou seja, irá alterar todas as parcelas daquela origem que está sendo alterada, para incluir uma nova moratória basta ir ao caminho mencionado acima, e clicar no botão “Novo - por origem”.
Na etapa “Identificação” deverá ser informado as informações de identificação da moratório, por exemplo deverá ser informado a denominação, que seria uma breve descrição para identificar.
Ainda nesta etapa, deve ser informado o incremento das parcelas, ou seja, seria a alteração da data de vencimento, neste caso primeiro deve ser escolhido a forma de incremento, e de acordo com a opção escolhida irá pedir o preenchimento dos campos ao lado.
Na etapa “Parcelas a Ajustar” deverá ser preenchido as informações nessa tela para buscar os débitos a serem alterados.
Neste exemplo da etapa “Parcelas e Ajustes” utilizamos a dívida de IPTU como e exemplo, e com isso a próxima etapa o sistema leva diretamente para etapa “Imóveis” pois é uma dívida imobiliária, e isso irá depender da dívida a ser utilizada, se for uma dívida de econômico irá levar par a etapa do “Econômico”.
Na etapa “Imóveis” deverá ser relacionado o imóvel ao qual está vinculado à dívida para lançamento da moratória.
Na etapa “Informações Complementares” deve ser preenchida alguma observação pertinente à alteração que está sendo realizada.
Por Parcela
Na moratória por parcelas ela irá realizar a alteração diretamente na parcela, podendo aplicar alteração para somente uma parcela, ou para várias.
Na etapa “Identificação” deverá ser informado a denominação da moratória para identificar a mesma, e deverá ser preenchido a forma de incremento do vencimento da parcela.
Na etapa “Parcelas” deverá ser relacionado as parcelas a qual deseja realizar alteração, para isso basta clicar em “Relacionar”, pesquisar as parcelas desejadas e confirmar.
Na etapa “Informações Complementares” poderá ser preenchido com qualquer informação pertinente à alteração que está sendo realizada, podendo deixar os campos já preenchidos de forma automática nessa tela da forma que está não sendo necessário alterar.