Versão 04.01.38 -
Alteração nas consultas de NFS-e via Web-Service, paginação:
Endpoints alterados
Consulta de Situação de Lote de RPS - ConsultarSituacaoLoteRps
Consulta de NFS-e por RPS - ConsultarNfsePorRps
Consulta de Lote de RPS - ConsultarLoteRps
Consulta de NFS-e por faixa - ConsultarNfseFaixa
Consulta de NFS-e por competência e prestador - ConsultaNfseCompetenciaPrestador
Consulta de NFS-e por período - ConsultaNfsePeriodo
Consulta de NFS-e por período de alteração - ConsultaNfsePeriodoAlteracao
Consulta de NFS-e por período e prestador - ConsultaNfsePeriodoPrestador
Consulta de NFS-e por período, prestador e alteração - ConsultaNfsePeriodoPrestadorAlteracao
Consulta declaração de contadores - ConsultarDeclaracoesContadores
Motivo da Mudança
Atualmente, nosso serviço de consulta permite a solicitação de notas fiscais utilizando filtros amplos, como CNPJ e período, o que possibilita consultas excessivamente extensas (por exemplo, de 01/01/1900 a 31/12/3000). Como consequência, grandes volumes de dados são retornados simultaneamente, impactando o desempenho do sistema e aumentando significativamente o tempo de resposta para todos os usuários.
Além da lentidão, essas consultas frequentemente resultam em "time-outs", obrigando as empresas a refazerem as chamadas e perdendo todo o processamento anterior.
Nova Regra de Paginação
Com esta atualização, os resultados das consultas serão limitados a lotes de 100 registros por requisição. Caso a consulta gere mais de 100 registros, a resposta incluirá uma nova tag XML chamada <proxima_pagina>, indicando a necessidade de uma nova requisição para obter os próximos registros.
Exemplo do Novo Fluxo:
- A empresa faz uma consulta e recebe os primeiros 100 registros, juntamente com a tag <proxima_pagina>2</proxima_pagina>.
- Para obter os próximos 100 registros, é necessário realizar uma nova requisição incluindo <proxima_pagina>2</proxima_pagina>.
- Esse processo se repete até que todos os registros tenham sido recuperados. Na última página, a tag <proxima_pagina> não será enviada, indicando que não há mais registros.
- Caso uma consulta retorne, por exemplo, 1.050 notas fiscais, serão necessárias 11 chamadas ao serviço para recuperar todas as notas.
Ações Necessárias
As empresas que utilizam nosso serviço de consulta precisarão adequar suas integrações para lidar com a paginação. Se a consulta retornar mais de 100 registros, é essencial que uma nova chamada seja realizada utilizando a tag <proxima_pagina>. Para consultas com menos de 100 registros, nenhuma alteração é necessária.
Manuais de Referência
Para orientação sobre as adequações necessárias, acesse os manuais disponíveis:
- Para clientes que permitem mais de um item por nota: Clique aqui
- Para clientes que permitem apenas um item por nota: Clique aqui
Caso tenha alguma dúvida ou necessite de suporte, nossa equipe está à disposição.