Essa função tempo por finalidade realizar a importação de arquivos de retorno bancário.
Caminho do Sistema: Gestão de Tributos -> Importação -> Retorno Bancário
Para realizar a importação de arquivo de retorno, basta ir ao caminho acima, e clicar no botão “Novo”.
Nessa nova tela que irá se abrir, deverá ser indicado o arquivo de retorno enviado pelo banco, para isso basta clicar no campo com a descrição “Clique ou arraste os arquivos aqui”.
Após selecionado o arquivo, basta clicar em abrir, após isso é só clicar no botão “Salvar” e assim o sistema inicia a importação e começa a processar.
Após importado o sistema irá apresentar o ícone de que foi importado com sucesso ou processado com inconsistências, conforme print abaixo.
Para consultar o arquivo importado, deve clicar sobre o arquivo, que irá abrir uma nova tela, nessa nova tela poderá consultar se o arquivo foi importado com sucesso, ou se ocorreu erro.
Caso apresente erro, terá que verificar o erro e importar o arquivo novamente, caso não ocorra erro na importação basta apenas processar o arquivo para efetivamente baixar os débitos no sistema, para isso basta ir ao menu “Ações” e clicar em processar.
Após processar o sistema irá apresentar se o arquivo foi processado com sucesso, ou se foi processado com erros.
Para verificar o conteúdo do arquivo, basta ir ao menu “Ações” e clicar em “Ver Linhas”, dessa forma irá conseguir ver o movimento importado, CNPJ, data de pagamento e valor por exemplo.
Lembrando que para o conteúdo do arquivo estar lançado no sistema o arquivo deve estar com o status “Processado”, então caso o arquivo não esteja processado, deve ir no arquivo e clicar no botão “Processar”.
Caso apresente algum erro no processamento do arquivo, pode ser consultado o erro na opção de “Ver Linhas” já demonstrado acima.