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Essa tela tem por finalidade realizar a emissão da certidão de dívida ativa. 

Caminho do Sistema: Gestão de Tributos -> Certidão de Dívida Ativa -> Emissões de CDA


Após inscrever os débitos em dívida ativa, para gerar a CDA basta ir ao caminho mencionado acima e clicar no botão “Novo” e seguir as etapas apresentadas do sistema.


Nesta nova tela que se abre, deverá informar o controle de competência necessário (Cadastro de Controle de Competência) e poderá informar uma observação que deseja para detalhar a CDA, e incluir uma assinatura.



Na próxima etapa deve ser selecionado as dívidas que irão gerar a CDA, para fazer isso basta clicar no botão “Relacionar” e selecionar os débitos desejados e depois clicar em “confirmar”. 






Após confirmar, basta clicar no botão “próximo” para ir par a próxima tela.  


Conforme o grupo das dívidas informadas irá liberar as próximas etapas para selecionar Contribuinte/imóvel/econômico, onde deverá clicar em “Relacionar” e selecionar os cadastros desejados.  


Preenchido os cadastros necessários, deverá passar para a próxima etapa onde irá preencher as informações complementares, onde nesta tela pode ser informado alguma observação com relação a CDA, para complementar a informação.  




Preenchida as observações, basta clicar em gerar, para assim gerar a CDA. 

Após geradas as CDAs para consultar basta ir ao caminho mencionado acima, e clicar sobre a qual deseja, dessa forma o sistema leva para uma nova tela, onde é possível ver os detalhes da geração das CDAs, consultar e imprimir a CDA, e consultar as dívidas, contribuintes, econômicos e imóveis.  





Neste exemplo que temos no manual, foi feito a inscrição em CDA por origem, quando selecionado esta, ela possui mais etapas de preenchimento, mas a inscrição pode ser realizada por parcela, e esta possui menos etapas, porque quando selecionada a parcela ela já trás de forma o contribuinte e dívida.