A emissão de certidão tem por finalidade realizar a emissões das certidões pertinentes e necessárias para os contribuintes, imóveis, econômicos e outros, como por exemplo certidões negativas, assim ficando centralizado a emissões das certidões em um único local.
Caminho do Sistema: Gestão de tributos -> Movimentação Financeira -> Emissão de certidão
Basta ir ao caminho acima mencionado e clicar no botão “Novo” e seguir os passos do sistema.
Na etapa “Identificação” devemos preencher com algumas informações básicas, deve ser informado a finalidade da certidão (Cadastro da Finalidade de Certidão), e a depender da finalidade informada irá liberara os campos de preenchimento logo abaixo.
Na etapa “Cadastros Verificados” o sistema irá informar os cadastros verificados, sendo apenas necessária conferência de quem está gerado.
Na etapa “Débitos Verificados” o sistema irá listar os débitos que serão verificados para essa emissão de certidão.
Na etapa “Exceção de CND” é onde poderá ser informado algum débito a ser considerado como exceção para poder gerar a certidão.
Na etapa “Certidões Disponíveis” o sistema irá listar as certidões geradas para este imóvel/contribuinte selecionado.
Para finalizar a emissão da certidão, basta clicar no botão “Gerar”, assim será gerado.
Para visualizar a certidão gerada, basta clicar no registro no sistema par abrir ele, e ir ao menu “Ações”.