Essa tem por finalidade realizar a restituição de pagamento de débitos ou o cancelamento de uma restituição já realizada.
Caminho do Sistema: Gestão de Tributos -> Movimentação Financeira -> Restituição de Pagamento
Para realizar a inclusão de uma restituição basta ir ao caminho mencionado acima, e clicar no botão “Novo” e seguir os passos do sistema.
Na etapa “Identificação”, o usuário deverá proceder com o preenchimento dos campos abaixo:
Campos:
Código: Gerado automaticamente pelo sistema ao salvar o cadastro.
Data de movimento: Data que está sendo realizada a inclusão da restituição.
Número processo: Informar o número do processo/protocolo solicitado a restituição, ele fica a cargo da prefeitura informar.
Exercício processo: Informar o exercício do processo/protocolo solicitado a restituição, ele fica a cargo da prefeitura informar.
Contribuinte: Selecionar o contribuinte a qual se deseja realizar a restituição.
Histórico de movimento: Por padrão já irá vir selecionado.
Motivo: Por padrão já irá vir selecionado.
Observação: Colocar as observações pertinentes para processo/protocolo.
Conta bancária: Nesse campo deverá ser informado a conta onde foi realizado o pagamento do débito a qual está sendo feita a restituição.
Na etapa “Movimentos de baixa”, o usuário deverá selecionar o pagamento a qual irá realizar a restituição, para isso basta clicar em “Relacionar” e selecionar o registro.
Na etapa “Resumo”, irá apresentar os dados da restituição a ser feita, após confirmados os mesmos, basta clicar em “Gerar”.
Para outras ações na tela de Restituição:
Para realizar a consulta das restituições, basta ir ao caminho mencionado acima, e clicar no registro apresentado na tela.
Para “Imprimir” o documento de restituição, basta ir ao caminho mencionado acima, e clicar no registro apresentado na tela, ir em “Ações -> Imprimir”.
Para “Cancelar” uma restituição, basta ir ao caminho mencionado acima, e clicar no registro apresentado na tela, ir em “Ações -> Cancelar” e seguir os passos do cancelamento.