Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Opção com a finalidade de cadastrar uma liquidação para um empenho orçamentário.

  • O campo "Número documento" é específico para uso do TCM/CE. Nesse campo, são registradas as sequenciais diárias para os movimentos realizados.

  • O empenho informado deve ter a sua Classificação de Obrigações a Pagar (06.01.08) configurada, assim como é feito para o movimento de "em liquidação", para que sejam feitos os lançamentos contábeis correspondentes ao movimento. Se existir para o empenho o movimento de empenho em liquidação não serão feitos os lançamentos nos níveis definidos na classificação de obrigações a pagar, pois os mesmos já foram feitos no movimento de "em liquidação".

  • Incorporação de ativos: o empenho selecionado deve possuir uma despesa com natureza igual a 3.3.xx. Se o empenho possuir a configuração acima, será habilitado o campo Incorporação de ativos na etapa anterior, para que seja informado se este movimento possui incorporação de ativos ou não.
  • A conta contábil de incorporação de ativos que será utilizada para o registro contábil deve estar no nível 1.x, com indicador Permanente.
  • Incorporação patrimonial: É importante observar que as despesas orçamentárias de capital mantêm uma correlação com o registro de ativo imobilizado, intangível ou investimento (no caso dos grupos de natureza da despesa 4 - investimentos e 5 - inversões financeiras) ou o registro de desincorporação de um passivo (no caso do grupo de despesa 6 - amortização da dívida).

  • Incorporação patrimonial: Quando o empenho de natureza 4.4.x.x ou 4.5.x.x estiver marcado como "sim" no campo Incorporação Patrimonial na opção Classificação Obrigações a Pagar (06.01.08) a etapa Incorporação Patrimonial/Estoque será habilitada para o vínculo da conta contábil, esta deve estar nos níveis 1.2.2, 1.2.3, 1.2.4, 1.2.1.1.1.03, 1.2.1.1.2.03, 1.2.1.1.3.03, 1.2.1.1.4.03, 1.2.1.1.5.03 e 1.1.2.4 com Indicador Permanente.