Atualizar cadastro de usuários
Por meio desta asso, é possível alterar permissões e classificações do cadastro de diversos usuários em conjunto.
Usuários
Nesta aba, deverá selecionar um ou mais usuários do e-Pública que terão atualização nos cadastros. Após escolher os usuários.
Segurança
• Grupo: poderá escolher um novo grupo que substituirá o grupo atual dos usuários selecionados no tem anterior. Caso o campo ficar nulo, não haverão alterações nos grupos atuais dos usuários.
• Política de segurança: poderá escolher uma nova politica de segurança que substituirá a politica atual dos usuários selecionados no tem anterior. Caso o campo ficar nulo, não haverão alterações nas politicas de segurança atuais dos usuários.
Remover
• Grupos secundários: poderá escolher "Sim" ou "Não'% Se indicar "Sim" todos os grupos secundários vinculados aos usuários relacionados anteriormente serão removidos ao salvam Caso o campo ficar nulo ou for indicado "Não", não haverão alterações.
• Centros de custo: poderá escolher "Sim" ou "Não'% Se indicar "Sim", todos os centros de custos vinculados aos usuários relacionados anteriormente serão removidos ao salvam Caso o campo ficar nulo ou for indicado "Não", não haverão alterações.
Permissões
Nesta aba, deverá selecionar quais permissões os usuários relacionados terão. Por padrão, todas as permissões são indicadas como "Herdar do grupo".
Permissões por entidade
Nesta aba, deverá selecionar quais permissões de entidade os usuários relacionados terão. Por padrão, todas as permissões são indicadas como "Herdar do grupo".
Grupos secundários
Nesta aba, deverá relacionar a quais grupos o usuário será relacionado. Estes grupos são os mesmos relacionados à ação Grupos no cadastro de usuário. Se a opção da aba "Segurança" na guia Remover "Grupos secundários" for indicada "Sim", esta aba estará desabilitada.
Centros de custo
Nesta aba, deverá relacionar a quais centros de custo o usuário será relacionado. Estes centros de custo são os mesmos relacionados à ação no cadastro de usuário.
Se a opção da aba "Segurança" na guia Remover "Centros de custo" for indicada "Sim", esta aba estará desabilitada.
Resumo
Nesta etapa é demonstrado um resumo das alterações configuradas nas etapas anteriores.
Centros de custo
Por meio da ação Centros de custo é possível controlar as permissões do cadastro de usuários e grupos de usuários onde possa ser informados quais centros de custo o usuário pode utilizar como solicitante.
Relacionar centro de custo: Selecionar o centro de custo que o usuário terá permissão.
Quando cadastro do usuário não tiver nenhum centro de custo relacionado, ou grupo relacionado ao usuário também não tiver nenhum centro de custo relacionado, o usuário poderá utilizar todos os centros de custos cadastrados.
Quando cadastro do usuário tiver algum centro de custo relacionado, e/ou o grupo relacionado ao usuário tiver algum centro de custo relacionado, o usuário poderá utilizar somente os centros de custos relacionados a seu cadastro e aos centros de custos relacionados ao grupo.
Clonar
Esta permite criar um usuário usando todos os dados copiados do usuário que está aberto.
Grupos
Permite associar um usuário a vários de permissões. Os grupos que forem relacionados através desta funcionalidade serão grupos adicionais e terão suas permissões somadas nas permissões já concedidas pelo grupo informado no cadastro do usuário.
As permissões cadastradas nos grupos são de natureza inclusiva, ou seja, todas as permissões concedidas em um grupo tem prioridade sobre as permissões negadas em outro grupo. Sendo assim, usuário relacionado nos grupos A e a onde grupo A concede acesso a opção 1 e nega as opções 2 e 3 enquanto o grupo a concede acesso a opção 2 e nega as opções 1 e 3 resulta em um usuário tendo acesso as opções 1 e 2.
Já as permissões cadastradas diretamente no registro do usuário, através das opções Permissões e Permissões por entidade, são de natureza absoluta, estas sobrescrevem as permissões concedidas através dos grupos sendo possível negar as permissões concedidas por eles. Sendo assim, usuário cadastrado com permissão negada para a opção 1, não terá acesso a opção I indiferente de quantos grupos forem associados ao mesmo permitindo acesso a opção 1.
Todas as permissões concedidas a telas e ações serão habilitadas para todas as entidades para as quais forem concedidas as permissões, mesmo que estas permissões sejam de origens diferentes. Exemplo:
Grupo A concede permissão para a opção 1 e a entidade 1
Grupo a concede permissão para a opção 2 e a entidade 2
Usuário cadastrado possui permissão para a opção 3 e a entidade 3 e foi relacionado aos grupos A e B.
Resultado é que o usuário vai ter acesso as opções 1, 2 e 3 para as entidade 1, 2 e 3.
Importar usuários do LDAP
Por meio desta opção, se um banco de dados tipo LDAP estiver configurado no servidor, os usuários poderão ser importados para o e-Pública.
Etapas
Usuários
Deverá selecionar os usuários que deseja importar.
Segurança
Os usuários devem ter todos os campos de segurança configurados:
•Grupo: deverá selecionar um grupo para o usuário;
•Política de segurança: deverá selecionar uma policia de segurança para o usuário, este campo será preenchido automaticamente quando escolhido um grupo, de acordo com a informação indicada no cadastro do grupo;
Resumo
Apresenta um resumo dos usuários selecionados para importação e o grupo e política de segurança escolhida para eles.
Permissões
Por meio da ação Permissões é possível controlar o uso das opções e das ações do sistema para os usuários. A permissão para o usuário poderá ser:
• Concedida: concede ao usuário a permissão de acesso e/ou execução da opção do sistema ou da ação que está vinculada a opção;
• Negada: nega ao usuário a permissão de acesso e/ou execução da opção do sistema ou da ação que está vinculada a opção;
• Herdar do Grupo: herda a permissão do grupo de usuários ao qual o usuário está vinculado.
As permissões negadas sobrescrevem as permissões concedidas através dos grupos.
As permissões são aplicadas em opções e ações do sistema, ou seja, caso a permissão de uma opção for negada a um usuário, negada, no próximo login, o acesso a esta opção estará bloqueado. Da mesma maneira, caso a permissão para uma ação seja negada,o acesso a ela estará bloqueado no painel de ações.
São ações comuns a todos os módulos que podem ser permitidas ou negadas:
• Criar: quando a permissão de criar é concedida, o usuário poderá adicionar novos registros a opção configurada. Quando negada, o usuário não poderá adicionar registros;
• Leitura: quando a permissão de leitura é concedida, o usuário poderá visualizar os registros da opção, tanto no Explorer como individualmente. Quando negada, o usuário não poderá visualizar os registros;
• Alterar: quando a permissão de alterar é concedida, o usuário poderá editar registros da opção configurada. Quando negada, o usuário não poderá editar os registros;
• Deletar: quando a permissão de deletar é concedida, o usuário poderá deletar os registros da opção configurada. Quando negada, o usuário não poderá deletar os registros;
• Executar: Quando a permissão de executar é concedida, o usuário poderá "Visualizar", "Transmitir", "Exportar" ou "Imprimir" relatórios e impressos do sistema da opção configurada. Quando negada, o usuário não poderá "Visualizar", "Transmitir", "Exportar" ou "Imprimir" relatórios e
Impresso&
São ações exclusivas de opções que podem ser permitidas ou negadas:
• Importação de dados: ação presente no módulo Importação e na opção Importação dos módulos Planejamento, Contabilidade Pública e Gestão de Compra& Quando a permissão de importação de dados é concedida, o usuário poderá importar registros ao sistema. Quando negada, o usuário não poderá importar registros;
• Exportação de dados: ação presente no módulo Exportação e na opção Exportação dos módulos Planejamento, Contabilidade Pública, Gestão de Compras, Gestão de Recursos e Gestão de Obra& Quando a permissão de exportação de dados é concedida, o usuário poderá exportar
registros da opção configurada. Quando negada, o usuário não poderá exportar registros;
• Alterar os parâmetros: ação presente no módulo Parametrização e nas opções Configuração e Parametrização dos módulos Planejamento, Contabilidade Pública, Gestão de Compras, Gestão de Estoques, Gestão de Recursos, Gestão Patrimonial e Gestão de Obra& Quando a
permissão de alterar os parâmetros é concedida, o usuário poderá alterar parâmetros da opção configurada. Quando negada, o usuário não poderá alterar parâmetros dos registros;
• Verificação de inconsistências: ação presente na opção Utilitário dos módulos Contabilidade Pública e Gestão de Compra& Quando a permissão de verificação de inconsistências é concedida, o usuário poderá realizar a verificação de inconsistências do módulo configurado.
Quando negado, o usuário não poderá executar a verificação de inconsistências
São ações exclusivas do módulo Segurança que podem ser permitidas ou negadas:
• Visualizar log do sistema de todos os usuários: ação presente no módulo Segurança Quando a permissão de visualizar log do sistema de todos os usuários é concedida, o usuário poderá visualizar as alterações apresentadas na auditoria para qualquer usuário. Quando negada, o usuário não poderá visualizar as alterações apresentadas na auditoria para outros usuários.
• Visualizar log do sistema somente do usuário: ação presente no módulo Segurança. Quando a permissão de visualizar log do sistema somente do usuário é concedida, o usuário poderá visualizar as alterações apresentadas na auditoria realizadas pelo seu usuário. Quando negada, o usuário não poderá visualizar as alterações apresentadas na auditoria realizadas pelo seu usuário.
• Visualizar relatórios do sistema de todos os usuários: ação presente no módulo Segurança. Quando a permissão de visualizar relatórios do sistema de todos os usuários é concedida, o usuário poderá visualizar os relatórios emitidos por qualquer usuário na opção Autenticação Digital Quando negada, o usuário não poderá visualizar os relatórios emitidos por outros usuários.
• Visualizar relatórios do sistema somente do usuário: ação presente no módulo Segurança. Quando a permissão de visualizar relatórios do sistema somente do usuário é concedida, o usuário poderá visualizar seus relatórios emitidos na opção Autenticação Digital. Quando negada, o usuário não poderá visualizar seus relatórios emitido.
Permissões por entidade
Por meio da ação Permissões por entidade é possível controlar as permissões do usuário para cada entidade do poder público cadastrada no sistema. A permissão por entidade para o usuário poderá ser:
• Completo: concede acesso completo a entidade para o usuário;
• Bloqueado: bloqueia a entidade para o usuário;
• Leitura: concede apenas a visualização de registros da entidade para o usuário;
• Herdar do Grupo: herda a permissão do grupo de segurança para o usuário.
As permissões configuradas aqui sobrescrevem as permissões configuradas através dos grupos aos quais o usuário pertence.
Termo de responsabilidade
Esta opção tem a finalidade de visualizar e alterar o termo de responsabilidade do usuário, no qual é exibido ao primeiro acesso do usuário no sistema.