Essa tela tem a finalidade de realizar consulta, edição e inclusão de imóveis no sistema.
Caminho Sistema: Gestão de Tributos -> Imobiliário -> Imóvel
Para realizar a inclusão de um novo imóvel no sistema, basta ir ao caminho mencionado acima e clicar no botão “Novo”.
Na tela de consulta do imóvel há a opção de editar o cadastro do imóvel, há o botão “Editar” que realiza a edição do cadastro em geral, e há o botão “Editar/Versionar” onde nessa opção o sistema cria uma versão do cadastro que está sendo editado, onde a partir da data da alteração o cadastro passa a ficar com essas alterações e antes da data de alteração fica com as informações antigas.
Campos
Código: Gerado automaticamente pelo sistema ao salvar o cadastro.
Inscrição do lote: número de identificação do lote a qual o imóvel pertence (Cadastro de Lote).
Unidade: Número que irá compor a inscrição imobiliária, e identificar o imóvel em relação ao lote.
Inscrição do município: Data em que o imóvel foi inscrito no município.
Vigência inicial: Data utilizada para determinar quando for realizado a última alteração, podendo ser consultado no versionamento ou auditoria.
Registro de Imóveis: Informar o cartório onde o imóvel foi registrado.
Matrícula: Número da matrícula onde o imóvel foi registrado.
Transcrição: Número de registro do imóvel anterior ao ano de 1976.
Englobador: Informar quando este imóvel for o imóvel principal do englobamento.
Localização do Imóvel
Logradouro: Informar o logradouro do imóvel, o sistema irá trazer o endereço de acordo com o informado no lote.
Bairro: Informar o bairro onde está localizado imóvel, o sistema já irá trazer o bairro de acordo com o informado no cadastro do lote.
Número: Informar o número do imóvel.
Complemento: Campo para descrever alguma informação para complementar os dados de localização do imóvel.
CEP: Informar o CEP onde está localizado o imóvel.
Bloco: Informar do Bloco ao qual corresponde o imóvel.
Apto: Informar o número do apartamento quando possuir.
Sala: informar o número da sala quando possuir.
Box: Informar o número do box quando possuir.
Condomínio
Denominação: informar o condomínio ao qual está inserido o imóvel.
Bloco/Edifício: Informar o bloco/edifício ao qual está inserido o imóvel (Somente irá apresentar os registros, quando estiver sido informado o condomínio no lote).
Proprietários
Nome/Razão social: Informar o proprietário do imóvel.
Percentual (%): Informar o percentual de participação do proprietário no imóvel.
Titular: Caso haja mais de um proprietário, ao clicar na estrela azul é definido o proprietário titular do imóvel.
Obs.: Caso haja mais de um proprietário basta clicar no botão “Novo” e o sistema irá permitir inserir mais um proprietário.
Responsáveis
Nome/Razão social: Inserir o responsável do imóvel, quando necessário.
Tipo de responsável: Informar o tipo do responsável do imóvel.
Edificações
Número: Gerado automaticamente pelo sistema ao salvar o cadastro.
Tipologia: Informar o tipo da edificação em relação às suas características.
Complemento: Descrever com alguma informação para complementar os dados da edificação.
Área(m²): Informar o total da área construída.
Área tributável(m²): Informar o total da área construída a ser tributada.
Fração ideal: Campo calculado automaticamente se informado no cadastro do lote.
Valor venal predial(R$): informar o valor venal do imóvel.
OBS: Essas informações acima descritas, são informações resumidas da edificação, para consultar os dados da edificação por completo basta clicar no botão “Editar” ( ) no canto direito ao final da linha, assim o sistema irá uma tela detalhando todos os dados da edificação como valores, cronologia e características da edificação.
Valores venais
Valor venal territorial(R$): Informar o valor venal territorial.
Valor venal predial(R$): Campo calculado automaticamente pelo sistema.
Valor venal total(R$): Campo calculado automaticamente pelo sistema.
Menu Ações
Dados Complementares
Anexos: Opção para incluir anexos ao cadastro de pessoa, podendo incluir todos os tipos de arquivos e documentos em PDF, imagens o até mesmo documentos em .doc e .docx.
Ficha Cadastral: Opção para gerar relatório com a ficha de espelho do imóvel.
Ocorrências: Informar ocorrências/observações relacionadas ao lote.
Correspondências: Opção para inserir endereço de correspondências.
Versionamentos: Histórico de versões criadas do lote, sempre que for editado o cadastro do lote na opção editar/Versionar.
Imóveis englobados: Consulta os imóveis englobados neste ao imóvel.
Imobiliárias: Opção para relacionar imobiliária ao imóvel.
Segunda Via IPTU: Opção para gerar segunda via do IPTU do imóvel.
Lançamento de IPTU: Atalho para a tela de lançamento de IPTU (Lançamento de IPTU).
Certidão de Imóvel: Atalho para a tela de emissão de certidões de certidão (Emissão de Certidão).
Comparativo de versões do imóvel: Opção de relatório comparativo com as versões do imóvel.
Consulta de débitos: Opção para consultar os débitos do imóvel (Consulta de débitos).
Opções Avançadas
Situação Cadastral: Opção para consultar/alterar a situação cadastral do imóvel.
Alterar proprietário: Opção para alterar o proprietário do imóvel de forma simplificada (Quando não há a necessidade de ter ITBI), como por exemplo o ITBI simplificado que não gera ITBI ao final do processo (ITBI Simplificado).
Clonar: Opção clonar um cadastro de imóvel já existente.
Visualizar Auditoria: Opção para consultar histórico de cadastro.